terça-feira, 2 de junho de 2009

Sandro Boschetti e o Matita Perê



Chica: Quais foram as inspirações e influências na concepção do boteco?

Sandro: Foram várias, na verdade. Muitas idéias surgiram simplesmente da observação de outros bares em Porto Alegre ou do nosso primeiro bar, o Bongô. No caso, um olhar sobre o negócio e sobre detalhes que poderíamos aplicar num outro espaço, nas questões estéticas e funcionais do espaço. Fizemos três viagens pelo Brasil ao longo de 2008, para o Rio de Janeiro (basicamente Lapa e Santa Tereza), Belo Horizonte (além de Tiradentes e Ouro Preto) e por fim São Paulo (Vila Madalena, Moema e Augusta). As viagens nos ajudaram a consolidar idéias que já tínhamos e, é claro, abriram a nossa cabeça para novas possibilidades. Copiamos, com pequenas adaptações, algumas idéias de decoração que vimos pelo caminho, além de criar muitas outras inspirados por espaços e concepções estéticas que achamos interessantes. Também aproveitamos as degustações de bebidas e pratos que fizemos para definir melhor o cardápio do boteco.


Chica: Porque a João Alfredo?

Sandro: Porque é, na nossa opinião, a grande rua da Cidade Baixa. Grande no sentido estético e na questão histórica. Por se tratar de uma das primeiras e mais antigas ruas de Porto Alegre, detém um casario antigo muito bonito, charmoso e histórico que merece ser revitalizado. Na questão comercial, a rua tem sentido duplo para o trânsito e possui um grande estacionamento que atende bem àqueles clientes que chegam até às 23h na região. Outro fator positivo é o fato de os bares, na sua grande maioria, trabalham no que chamamos da porta pra dentro, com cobrança de ingresso e sem mesas na calçada. Isso eleva o nível do público e permite mais segurança e conforto aos clientes.


Chica: Qual é a proposta do Matita em relação a comes e bebes?

Sandro: O boteco tem, na estética e no cardápio, explicitamente influências brasileiras, que passam pela gastronomia, música e boemia. Na questão específica do cardápio, criamos a maioria dos pratos, boa parte inéditos, pelo menos em Porto Alegre, que misturam sabores oriundos principalmente da Bahia, Minas e São Paulo, sem esquecer a boa mesa da culinária gaúcha.
Pretendemos oferecer nos sábado, ao meio dia, feijoada entre 11h e 15h, com show de samba a partir das 16h, isso a partir da segunda quinzena de junho. Na questão das bebidas, apostamos as fichas em chope e na mais genuína bebida do Brasil, a cachaça. Temos um cardápio único para a bebida que conta com quase 60 rótulos de diferentes regiões do país, contemplando os mais diversos paladares e exigências. O cardápio apresenta a foto da garrafa acompanhada com a descrição do produto, comentado a procedência, madeira usada em caso de envelhecimento e o valor da dose. Desenvolvemos um ‘kit’ para servir a bebida, num triângulo de madeira que suporta a dose acompanha de queijo minas e mel para o cliente ‘limpar’ o paladar antes de apreciar a bebida. Temos ainda a caipira de mel com cachaça, um combinação clássica.


Chica: E a música. O que rola de som ao vivo?

Sandro: Teremos apresentações ao vivo de MPB e bossa com pegada jazzística. Som refinado, de bom gosto para bons ouvidos. Em algumas noites teremos som apenas instrumental, combinando piano e trompete ou flauta, ou ainda piano e alguma corda. Em outras noites, piano, corda e vocal, ou ainda piano, vocal e algum instrumento de sopro. Sempre começando cedo, entre 20h30 e 21h e acabando não muito tarde, no máximo às 23h. Nesse começo de boteco, os shows estão acontecendo apenas nas sextas e sábados, mas o projeto é colocar shows às quintas também, com ingresso de 6 reais.


Chica: Maravilha Sandrinho, sucesso com o boteco!

3 comentários:

  1. ah, esqueci de dizer..
    manda um beijo pro gato mais selvagem do brasil!!

    e um pra ti tbm,
    sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oi, acho que esse não é o lugar para discutirmos sobre árvore genealógica, mas meu nome é Sandro Boschetti e acho que temos imigrantes italianos em comum. Se quiser entrar em contato, estou a disposição: sandrorb arroba gmail ponto com

    ResponderExcluir